sábado, 28 de junho de 2014

Porta Jóias com palitos de sorvete

Olá a todos!
Este é mais um trabalho meu. Fiz para uma colega de trabalho como presente de aniversário.
Abaixo vou mostrar o passo a passo que encontrei no site www.comofazerascoisas.com.br. Tem bastante coisas interessantes lá.

Material Utilizado:
- 80 palitos de sorvete;
- Super cola (tem que ser uma cola boa que não vá descolar depois. Tentei com cola quente mas não deu certo. Desgrudava por qualquer coisa);
- Fitas de cetim, sianinha, EVA ou o que você quiser utilizar para a decoração;
- Um pedaço de papel color set ou outro tipo de material que queira utilizar para fazer o fundo da caixinha.

Estas fotos são da peça que eu fiz. Logo abaixo segue o passo a passo.


Como fazer o porta joias com palitos de sorvete:
Para começar escolha os palitos mais bem acabados e coloque dois palitos em paralelo.
Porta jóias artesanal
Passe a super cola próximo as pontas dos palitos e cole sobre eles mais dois palitos, vai formar um quadradinho. Se você quiser pode usar uma régua para medir as distâncias e colar igualzinho dos dois lados.
Porta jóias artesanal
Repita esta colagem, de dois em dois palitos, até alcançar a altura que você deseja para o seu porta jóias. No caso do meu porta joias fiz 19 camadas, que deu uma altura de 4 cm. (rsrsr no meu caso fiz com 14 camadas e ele ficou com 6,5 cm, então não entendi muito bem essa medição do passo a passo não)
Porta jóias artesanal
Ao terminar o corpo do porta jóias, é hora de fazer o fundo. Cole os palitos, um ao lado do outro por toda a base do porta jóias, até preenchê-la completamente.
Porta jóias artesanal de palitos de picolé
A imagem abaixo mostra o fundo prontinho.
Porta jóias artesanal de palitos de picolé
Agora é hora de fazer a tampa. Cole um palito ao lado do outro, usando dois palitos paralelos como base. Esses dois palitos paralelos devem ter a mesma distância dos dois primeiros palitos do corpo do porta joias, pois vão ficar um sobre o outro.
Porta jóias artesanal de palitos
Para o encaixe da tampa ficar perfeito e firme sobre o corpo do porta joias, cole pequenos pedaços de palitos de picolé em cada um dos lados da tampa. Esse pedaços de palito deve ficar bem ajustados ao corpo do porta joias para a tampa não ficar folgada.
Porta jóias artesanato
Dei preferência para um enfeite minimalista e usei um pedaço de fita de cetim, trançando-o entre os palitos de picolé do corpo do porta joias. Usei super cola, por dentro do porta joias, para fixar a fita de cetim. Esse trançado de fita de cetim pode ser feito nos 4 lados ou apenas no lado que você escolheu para ser a frente.
Porta jóias artesanato
Agora faça um furo no meio da tampa, com tamanho suficiente para passa a fita de cetim dobrada. Para fazer este furo usei um prego, girando lentamente sobre a  tampa até penetrá-la.
Porta jóias artesanato
Para fazer o pegador da tampa passe a fita de cetim dobrada no buraco e faça um arco, depois de um nó nas pontas da fita para que ela não atravesse o buraco da tampa.
Porta jóias artesanato
E depois de todos esses passos seu porta joias ou porta trecos está prontinho para uso! Parabéns! 
Porta jóias artesanato
Agora que você já sabe fazer um porta joias, ou porta trecos de palito de picolé, você vai poder organizar todas as suas joias e trecos. Faça muitos e passe o seu tempo produzindo uma peça de artesanato bonita, prática e barata. Beijos e até o próximo post.
Porta jóias artesanato
 Segue mais fotos da minha peça. Espero que tenham gostado. É uma graça, mas dá um trabalho deixar tudo retinho rsrsr.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos!

Agradeço pelo seu comentário. Vou lê-lo com carinho e publicá-lo.

Bjus