terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como trabalhar com o EVA?

Veja toques importantes no processo de criação com material de EVA!
 
São muitas as dúvidas que pairam na cabeça de quem está começando a trabalhar com o EVA. 
É um material que favorece a criatividade e faz com que possamos abusar das ideias que temos, criando esculturas, painéis, guirlandas, arranjos de mesa, entre outras artes. 
Veja a seguir as dicas e aplique também em seus artesanatos.

Créditos: manualidadesfoamy.com

Riscar o EVA

Para fazer riscos no EVA, antes de cortar, você pode usar um palito de churrasco, mas outras pessoas utilizam agulhas sem ponta. Outra opção é usar uma caneta comum sem tinta.

Cortar o EVA

Créditos: sonholilas.com.br

Para fazer os cortes no EVA, use uma tesoura bem afiada e de preferência grande. O segredo é ir deslizando o EVA sobre a tesoura ao cortar, assim você não cria eventuais picotes.
Outra opção é usar o estilete (com apoio de uma régua) para cortar grandes extensões. Tome cuidado para não se cortar e também não estragar sua mesa. Lembre-se de colocar um objeto duro embaixo do EVA.
Para tirar algumas imperfeições do corte, você poderá usar uma lixa. É só passá-la na quina (aresta) do EVA.

Colar o EVA

Créditos: manualidadesfoamy.com

Para trabalhar na colagem do EVA, você tem duas opções: a cola quente ou a cola instantânea.
A cola quente pode fazer com que o acabamento não fique perfeito, pois fica soltando fios. Caso isso aconteça espere secar e tire utilizando com acetona.

Créditos: blogs.estadao.com.br

A cola instantânea, além de ser mais prática, garante um melhor acabamento. E fique ligada, atualmente já existe a cola instantânea especifica para uso artesanal.

Pintar ou colorir o EVA

Créditos: portaldeartesanato.com.br

Se quer realizar maçãs do rostinho de alguma peça, você irá usar blush de maquiagem comum ou tinta pva. Para fazer os olhos e pequenos detalhes como pontilhados, faça isso da caneta permanente de ponta fina ou da caneta para tecido. Para outras pinturas  e  sombreamentos, utilize tinta para tecido ou tinta acrílica. O EVA aceita também a tinta dimensional, giz pastel e cola glitter.
Espero que tenha aprendido mais sobre confeccionar em EVA com as dicas que trouxemos. Elas foram captadas do site Sonho Lilás. Visite também e veja os post’s bacanas que eles estão sempre proporcionando aos leitores. Boa produção artesanal e até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos!

Agradeço pelo seu comentário. Vou lê-lo com carinho e publicá-lo.

Bjus